São Vicente Ferrer (1350-1419) e a eficácia filosófico-retórica do sermão

Arte e Filosofia

Ricardo da COSTA
Gustavo Cambraia FRANCO

In: SANTOS, Bento Silva (org.). Mirabilia 20 (2015/1).
Arte, Crítica e Mística – Art, Criticism and Mystique
.
Barcelona: Institut d’Estudis Medievals, UAB, Jan-Jun 2015, p. 92-130.

 

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar alguns aspectos do discurso filosófico e dos elementos da retórica medieval contidos nos sermões de São Vicente Ferrer (1350-1419), sobretudo suas reflexões sobre um tema presente, de forma corrente e universal, na Idade Média cristã: o das virtudes morais, ou virtudes cardeais. Utilizaremos, para isso, um sermão específico em língua latina (o Sermão V do IV Domingo do Advento), no qual o pregador relaciona as quatro virtudes cardeais com episódios da vida e obra de Cristo, como relatadas nos Evangelhos. O tema será relacionado com algumas representações artísticas do santo: as pinturas de Joan Macip (1540-1545) e a mais famosa, de Alonso Cano (1601-1667), “São Vicente Ferrer Pregando” (1644-1645), bem como o retábulo central do altar da Igreja do convento dominicano de Cervera (Segarra, c. 1456), que representa São Vicente Ferrer e a Mãe de Deus (Virgem Apocalíptica), de Pedro García de Benabarre (1445-1485). Nossa análise iconográfica basear-se-á na perspectiva teórica de Erwin Panofsky (1892-1968), e na definição de imagem para o período conforme as considerações de Jean-Claude Schmitt (1946- ).

Abstract: The aim of this work is to analyze some aspects of the philosophical discourse and the medieval rhetoric elements contained in the sermons of Saint Vincent Ferrer (1350-1419), especially his thoughts about a theme currently and universally present in the Christian Middle Ages: the moral virtues or cardinal virtues. For this, we will utilize a specific sermon wrote in Latin language (the Vth Sermon of the IVth Sunday of Advent), in which the preacher relates the four cardinal virtues with episodes of the life and deeds of Christ, as reported in the Gospels. The theme will be related with some artistic representations of the saint: the paintings of Joan Macip (1540-1545) and the most famous, of Alonso Cano (1601-1667), “Saint Vincent Ferrer Preaching” (1644-1645), as well as the central altarpiece of the Dominican Convent Church of Cervera (Segarra c. 1456), which represents Saint Vincent Ferrer and the Mother of God (Apocalyptic Virgin) of Pedro García de Benabarre (1445-1485). Our iconographic analysis is based on the theoretical perspective of Erwin Panofsky (1892-1968), and in the definition of image for the period according with the considerations of Jean-Claude Schmitt (1946- ).

Keywords: Saint Vincent Ferrer – Sermon – Art – Medieval Rhetoric – Philosophy.

Palabras-chave: São Vicente Ferrer – Sermão – Arte – Retórica Medieval – Filosofia.

 

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